Nota sobre o processo de cadastro e recadastro do Proaes 2016-2

A equipe técnica da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) sempre esteve comprometida com a política de Assistência Estudantil, por entender a sua relevância e impacto na vida do estudante. Por isso, buscamos sempre construí-la em parceria com seus protagonistas. Toda a equipe sempre se colocou e se coloca à disposição para acolher toda e qualquer indagação dos estudantes, a respeito da operacionalização de quaisquer ações da Proaeci. Em julho do corrente ano, foi proposto e criado o Fórum de Assistência Estudantil da UFES, composto com representação de estudantes e técnicos da Ufes, de forma paritária, com vistas ao futuro do Proaes, face à conjuntura sócio-econômica da Assistência Social no Brasil de hoje.

No tocante aos auxílios e após discussões exaustivas com representações do movimento estudantil da Ufes, construímos, em parceria, o edital de cadastro e recadastro dos assistidos do Proaes, processo esse que foi operacionalizado entre junho e outubro de 2016. As representações estudantis, com as quais conversamos na confecção do edital, estão cientes e aprovaram o recadastramento como forma de controle do Proaes no que diz respeito a se evitar pagamento de benefícios a estudantes que, por algum motivo, não mais estivessem atendendo os critérios de até 1,5 salários mínimos per capita, dentre outras condições. Seguindo o edital, discutido e aprovado, com as lideranças estudantis, partiu-se para a sua operacionalização.

Foram analisados aproximadamente 5200 pedidos de cadastro e recadastro no PROAES (análise de mais de 5 mil processos com a média de 40 páginas cada, em torno de 200.000 folhas de documentos). Passado o resultado final do processo, a Proaeci não se isentará de ouvir e reavaliar casos específicos de determinados estudantes que tiveram suas solicitações indeferidas, por não se adequarem mais ao que fora definido no edital.

Quanto ao pagamento do mês de setembro para aqueles cadastrados que ainda não o receberam, uma folha suplementar está em elaboração para que o auxílio seja repassado ao sistema bancário o mais breve possível.

Informamos que os estudantes, deferidos ou indeferidos, que não concordaram com o resultado final do Edital 08/2016, podem solicitar atendimento social diretamente na Proaeci e/ou em suas representações nos campi de Alegre, São Mateus e Maruípe, para que sua situação seja reavaliada de acordo com as normas do Edital supracitado.

Reafirmamos nosso compromisso e zelo com a Assistência Estudantil e para com os estudantes da Ufes, assim como com a garantia da transparência e lisura no processo de cadastro  e recadastro no Proaes, por entender a importância do mesmo como impulsionador da justiça social.