Departamento de Assistência Estudantil - DAE

O Departamento de Assistência Estudantil tem por objetivo desenvolver o Plano de Assistência Estudantil da UFES em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto 7.234/2010) bem como implementar projetos que possam contribuir para permanência dos estudantes de graduação na Universidade até a conclusão do curso, especialmente os de baixa renda familiar.

O Departamento de Assistência Estudantil funciona no segundo andar do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras, Vitória.

Auxílios atualmente em vigor

1. Os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no programa  de assistência estudantil da UFES

1.1 AUXÍLIO MORADIA

O Projeto consiste em concessão de apoio financeiro para atender aos estudantes,  cujos pais residam fora da Grande Vitória, para auxiliá-los nas despesas com moradia.

1.2 AUXÍLIO TRANSPORTE

Consiste na concessão de um auxílio financeiro para compra do passe escolar, para colaborar no deslocamento da residência do estudante a Universidade.

1.3 AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

Consiste na concessão de descontos de 50% ou 100% no valor da refeição nos Restaurantes Universitários.

1.4  AUXÍLIO AQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

Este projeto tem por finalidade oferecer apoio financeiro  para aquisição de material de uso didático exigido no curso de graduação.

1.5 INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Este Projeto tem por finalidade garantir ao estudante com deficiência as condições específicas que permitam o acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2. Projetos desenvolvidos em parceria com diferentes setores da universidade.

2.1  PROJETO ACESSO AO ESTUDO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (Parceria com o Centro de Línguas para Comunidade)

Este projeto tem por finalidade oferecer ao estudante cadastrado no Programa de Assistência Estudantil bolsas de estudo de língua estrangeira no Centro de Línguas para a Comunidade (CLC) para os cursos de Inglês, Francês ou Espanhol. As bolsas não são acumulativas, ou seja, o estudante que já é bolsista não pode pleitear a bolsa no PAELE. Para inscrever-se, o estudante deve ficar atento aos prazos e normas divulgados no regulamento no final de cada semestre letivo.

2.2 PROJETO  EMPRÉSTIMO ESTENDIDO DE LIVROS (Parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas)

Este Projeto tem por finalidade garantir ao estudante cadastrado no Programa de Assistência Estudantil o empréstimo de até três livros nas bibliotecas da Ufes por um período estendido de até dois meses.

2.3 PROJETO SORRISO (Parceria com o Departamento de Atenção a Saúde/PROGEP)

Objetiva contribuir para melhoria da qualidade da saúde bucal dos estudantes por meio de ações educativas e atendimento odontológico no que se refere a profilaxia. Para participar o estudante deve se inscrever em ações educativas no Portal do Aluno nas datas a serem divulgadas. As ações educativas possuem um cunho informativo e de prevenção aos problemas relacionados à saúde bucal.

2.4  PROJETO INCENTIVO A ATIVIDADE FÍSICA (Parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão na Área do Movimento Corporal-NUPEM)

Este projeto tem por objetivo garantir ao estudante, vagas gratuitas na academia para a prática de exercícios físicos, disponibiladas via sorteio no facebook.

3 Projetos destinados a todos os estudantes da universidade

3.1 PROJETO ACOLHIDA AOS ESTUDANTES INGRESSANTES

Este Projeto tem por finalidade acolher o estudante na Universidade no início de cada semestre letivo. São realizados eventos informativos, onde são apresentados os projetos e ações desenvolvidas pela PROAECI aos estudantes de graduação da modalidade presencial.

3.2 PROJETO HORA DA ESCUTA

Realiza atendimentos psicológicos e sociais todas as terças-feiras aos estudantes da UFES. Para agendar atendimento, o estudante deverá comparecer a recepção do Departamento de Assistência Estudantil.

3.3  PROJETO CULTURAES (Parceria com a SUPECC)

Este projeto é destinado aos estudantes que quiserem participar das sessões no Cine Metrópolis. Basta apresentar a carteirinha do estudante e terá isenção do valor de entrada.

3.4  PROJETO INCENTIVO FINANCEIRO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Este projeto é destinado aos estudantes que necessitarem de apoio para participar de atividades/eventos de caráter técnico-científico, didático-pedagógico (acadêmico), esportivo e cultural. Para participar o estudante interessado deve acessar a Resolução nº 50/2013 do CUn para conhecer os critérios estabelecidos assim como adotar os procedimentos necessários, disponível no link legislação e normas.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910