Divisão de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico

O Serviço de Atenção ao Estudante está inserido na Divisão de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico. Sua atuação se pauta na implementação de práticas de cuidado e atenção ao estudante. Elabora e efetiva ações baseadas no Plano Nacional de Assistência Estudantil, nas áreas de promoção da saúde no âmbito da educação, inserção e qualificação da permanência do estudante, afirmação de autonomia, dentre outros.

O Serviço de Atenção ao Estudante efetua ações basedas nas seguintes diretrizes:

* acolhimento psicossocial ao estudante;

* orientações e encaminhamentos para outros profissionais e/ou serviços da rede de saúde e socioassistencial dos municípios da Grande Vitória;

* implementação de ações e projetos de promoção à saúde no âmbito da educação, de qualificação da permanência do estudante na universidade, de defesa de direitos, e afirmação de autonomia;

* inclusão do estudante como parceiro efetivo na formulação das práticas de cuidado e atenção da Divisão de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico.

* visita domiciliar, quando avaliada a pertinência;

* fomento de estratégias coletivas de intervenção (tais como debates, oficinas, conversas, etc...), e fortalecimento do trabalho de grupo como dispositivo terapêutico;

* articulação de redes, envolvendo diferentes atores e serviços, externos e/ou internos à UFES, visando a promoção, ampliação, integralidade e continuidade do cuidado;

* criação e implementação de projetos específicos, a partir do processo de escuta e construção coletiva junto aos estudantes e outros sujeitos da Universidade.

Equipe:

- Fernanda Meneghini Machado (Assistente Social)

- Ellen Horato do Carmo Pimentel (Psicóloga)

- Gabriel Waichert Monteiro (Psicólogo)

- Jefferson Muniz Tonini (Técnico em Assuntos Educacionais)

E-mail: dapp.proaeci [at] ufes.br

Reuni