Instruções

Etapas do processo :
 
 
1°-Cadastro do estudante no Sistema do Programa Bolsa Permanência e entrega da documentação solicitada (1 a 10 de cada mês);
 
2-° Avaliação Socioeconômica (11 a 15 de cada mês);
 
3° Encaminhamento à direção para homologação dos estudantes deferidos e não homologação dos indeferidos (15 a 20 de cada mês);
 
4º Informação do resultado ao estudante (do dia 20 ao fim de cada mês);
 
5º Recebimento do 1º Benefício (após liberação do pagamento pelo FNDE/MEC).
 
A UFES informa ao MEC no processo de homologação/autorização das bolsas os estudantes que estão aptos ou não a receberem o auxílio financeiro. O FNDE é responsável pelo pagamento das bolsas e indica a data provável para recebimento até 15 dias contados a partir da data de envio das bolsas autorizadas ao FNDE. Os bolsistas novos têm um prazo maior para recebimento do primeiro pagamento, pois o FNDE tem que solicitar abertura de conta benefício. Portanto, os números dos benefícios e dos convênios só serão gerados quando do repasse do pagamento à agência do Banco do Brasil escolhido pelo aluno. Feita a autorização do pagamento da primeira Bolsa, o estudante deverá proceder como segue:
 
1. Acessar o endereço https://www.fnde.gov.br/sigefweb/consultar-beneficios e inserir o Nº do CPF;
 
2. Imprimir a tela que informa o n° do benefício e o n° do convênio BB. Se preferir, o aluno poderá simplesmente anotar os números mencionados anteriormente;
 
3. Dirigir-se à agência do Banco do Brasil que o aluno indicou ao fazer seu cadastro no sistema, munido do n° do benefício e do n° do convênio BB, além da documentação básica exigida pelo banco (Carteira de Identidade e CPF);
 
4. Solicitar o saque da primeira parcela da bolsa e a emissão do cartão que será utilizado nos saques subsequentes.
 
 
 
 
ATENÇÃO:
 
Findada a etapa de análise e deferimento dos cadastros dos estudantes no sistema PBP, a responsabilidade pela liberação do Número de Benefício, liberação de pagamento das bolsas, atraso nas bolsas, ou seja, toda e qualquer informação e/ou dúvidas referentes ao pagamento, sistema PBP, entre outros, devem ser esclarecidas junto ao responsável pelo Programa no MEC. Para isso o estudante poderá acessar o sítio eletrônico http://permanencia.mec.gov.br ou entrar em contato através do telefone 0800 616161.
 
Dúvidas sobre a documentação comprobatória de renda e homologação do cadastro no Sistema PBP, podem ser esclarecidas comparecendo aos setores a seguir referenciado ou pelos telefones:
 
(27) 4009-2265 para os estudantes dos campi de Maruípe e Goiabeiras;
 
(27) 3312-1599 / 3312-1603 São Mateus;
 
(28) 3552-8912 Alegre.
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