UFES de Portas Abertas

Projeto de Extensão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, cadastrado no SIEX para o período de 1º de agosto de 2014 a 31 de dezembro de 2015, sob o nº 400860/2014, sob coordenação do Economista Eduardo Ozório Nunes dos Santos. 

RESUMO

O presente projeto tem como foco desenvolver ações voltadas para os estudantes do Ensino Médio do Estado do Espírito Santo, objetivando promover  a divulgação dos diversos setores da Universidade como: laboratórios, museus, Planetário, cinema, teatro, rádio universitária, Centro de Línguas, Centro de Educação Física, entre outros.

Também divulgar  o Sistema de Reserva de Vagas nos Processos Seletivos da UFES para ingresso nos cursos de graduação, conforme prevê a Resolução nº 35/2012-CEPE, o Programa de Assistência Estudantil, devidamente regulamentado pela Portaria nº 2.101/2014-GR e tirar dúvidas sobre as modalidades de ingresso na UFES. 

JUSTIFICATIVA

A Universidade Federal do Estado do Espírito Santo ao implementar o sistema de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas tem envidado esforços que possibilitem o acesso e a permanência desses estudantes nos cursos de graduação da modalidade presencial.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania propõe esta atividade de extensão aos estudantes finalistas do ensino médio da rede pública de ensino aos quais carecem de informações sobre os seus diversos setores de uso coletivo, proporcionando passeios pelo anel viário e centros de ensino, além de prestar informações sobre ingresso pelo sistema de reserva de vagas no processos seletivos nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo.

OBJETIVOS

Estabelecer uma relação dialógica com a sociedade e um  estreitamento entre Escola e Universidade.

Despertar, estimular e potencializar os anseios e o interesse dos estudantes das escolas estaduais a ingressarem nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Espírito Santo.

METODOLOGIA

- Divulgação do Projeto nas redes sociais e na internet;

- Cadastramento de escolas para visitas a Universidade.

- Enviar mensagens às escolas de ensino médio para apresentação do Projeto;

- Produção de material gráfico publicitário;

- Publicação de relatos de experiências.

_______________________________________________________________________________________________________________

RELATO DE EXPERIÊNCIAS 

A Ufes recebeu nesta sexta-feira, 21, a visita de estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio - Rio Claro, do município de Guarapari. A ação faz parte do projeto “Ufes de Portas Abertas”, coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci).

Durante a visita os estudantes conheceram a Biblioteca Central, o Restaurante Universitário, os centros de ensino, e diversos espaços da Universidade. Os alunos também foram recebidos pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela pró-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Jacqueline Silva.

Assistência Estudantil

O projeto, que já recebeu aproximadamente 700 alunos, consiste em apresentar a Universidade aos estudantes de Ensino Médio e informá-los sobre a política de Assistência Estudantil e sobre os programas oferecidos para a permanência na Instituição. Um de seus objetivos também é ajudar o estudante na escolha de seu curso superior e da carreira que deseja seguir.

Já visitaram a Ufes por meio do projeto “Ufes de Portas Abertas” estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Bananal, do município de Rio de Bananal; do CIEP 141 - Vereador Said Tanus José, do Rio de Janeiro; e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Borges Miguel, do município da Serra. A próxima escola a visitar a Universidade vem do município de Divino São Lourenço, sul do estado.

As escolas interessadas em participar do projeto podem acessar o site da Proaeci (www.proaeci.ufes.br), clicar na aba Projeto – Extensão – Projeto Ufes de Portas Abertas, preencher o formulário de solicitação de visita e enviar para o e-mail eduardo.n.santos [at] ufes.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 4009-2265.

Mais um grupo de alunos visitou a UFES no dia 17 de outubro, no horário das 8h30 até às 15h30. Desta vez, foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal, da cidade de Rio Bananal/ES, situada no norte do estado, que trouxe 80 jovens concluintes do Ensino Médio para conhecerm a estrutura da UFES  e, assim, melhor embasar suas escolhas pelos cursos.

Antes de começar o tour pelos Centros de Ensino, os alunos e professores da Escola assistiram ao vídeo institucional dos 60 anos da UFES no Auditório da Biblioteca Central onde receberam informações sobre o Sistema de Reserva de Vagas, o Programa de Assistência Estudantil e realizaram várias perguntas sobre os programas e projetos da PROAECI e da UFES.  

Após conhecer a Biblioteca Central o grupo foi ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas para conhecer as instalações e laboratórios do Curso de Gemologia. A Profª Sônia Dalcomuni recebeu o grupo em sua sala, explicou que a UFES é a única instituição do planeta que oferece esse curso de graduação e explicou como se faz uma gema para chegar ao ponto de comercialização. Caminharam pela lagoa até o Restaurante Universitário onde almoçaram. Após o almoço, descançaram um pouco no recanto das pedras e o tour continuou pelo jardim interno da Reitoria e pela Rádio Universitária FM. A Jamile, apresentadora de um programa falou um pouco sobre a rádio, apresentou o estúdio, a sala de entrevistas e respondeu a várias perguntas.

Continuando a visita, conheceram o Centro de Línguas para a Comunidade, o Centro Tecnológico e vários alunos manifestaram interesse pelas Engenharias. Foram também ao Herbário VIES, onde a Profª Luciana Thomaz explicou todo o processo de transformação de um vegetal em Excicata (planta prensada, seca e armazenada em ambiente climatizado).

Do Setor de Botânica foram ao Cento de Educação Física, e de novo vários alunos manifestaram interesse pelo curso. Aliás, Psicologia também foi um curso muito comentado. Ao conhecerem as instalações do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM), a jornalista Sueli aproximou-se do grupo, entrevistou alguns alunos e a servidora Cláudia Paiva, coordenadora do Projeto,  para produzir uma matéria a ser veiculada pela TV UFES. Vale ressaltar, que um cinegrafista já estava fazendo imagens dos alunos durante o tour. A visita chegou ao fim, pois já estavam exaustos, prometendo voltar como estudantes.

No dia 12 de setembro um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Dr. Pedro Lúcio da cidade de Guarapari/ES, 120 pessoas, participou das atividades do Coletivo Caleidoscópio e do Projeto UFES de Portas Abertas, das 13 às 17h30. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Profª Jacqueline Silva,  o Diretor do Departamento de Assistência Estudantil Gabriel Monteiro, o Coordenador do Coletivo Marcelo Silva e Bolsistas da PROAECI receberam os alunos no Espaço A com uma mensagem de boas-vindas. Almoçaram no Restaurante Universitário e conheceram os diversos Centros de Ensino da UFES.

__________________________________________________________________________________________________________________

No dia 24 de setembro um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Serra/ES, 90 pessoas, participou das atividades do Projeto UFES de Portas Abertas, das 13 às 17h30. A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Profª Jacqueline Silva,  o Diretor do Departamento de Assistência Estudantil Gabriel Monteiro, a Coordenadora do Projeto Cláudia Paiva F. Souza e três Bolsistas da PROAECI receberam os alunos no Espaço A com uma mensagem de boas-vindas.

Durante a visita assistiram ao vídeo institucional dos 60 anos da UFES no Auditório da Biblioteca Central onde receberam informações sobre o Sistema de Reserva de Vagas, o Programa de Assistência Estudantil e abrindo para debate. O Diretor do Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante falou sobre as diversas oportunidades de participação em projetos como Ciências sem Fronteiras, Laboratório de Mídias, projetos de pesquisa.

O grupo também concedeu entrevista ao Programa Tardes Infinitas da Rádio Universitária FM, visitou a Gráfica Universitária, a Prefeitura Universitária, o Centro Tecnológico, o Herbário VIES,  fizeram um lanche nas imediações da lagoa e do Planetário. 

Ficaram encantados com a estrutura que a UFES dispõe e fizeram diversas perguntas sobre os cursos oferecidos. Com certeza vários desses alunos estarão conosco em 2015.

No dia 1º de outubro das 18 às 21horas foi a vez dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do turno noturno, 70 pessoas, conhecerem a UFES. Participaram de um debate sobre a inclusão social na UFES no auditório da Biblioteca Central. Foi um grupo muito questionador, que igualmente ao outro, aproveitaram o ensejo para tirar dúvidas sobre o sistema de reserva de vagas, cursos existentes, programas e projetos executados pela PROAECI. Veja abaixo algumas questões levantadas:

Questões levantadas pelos alunos da Escola Aristóbulo Leão, no dia 01/10/14, grupo EJA.

O que é sistema de reserva de vagas?

O que é projeto de extensão?

Onde posso obter estas informações?

Até quando posso realizar o pedido de isenção da taxa de matricula?

O que é reserva de vagas?

O que é optante ou não optante?

Qual a renda per capita máxima exigida para optante? 

Como faço este cálculo?

O que significa renda bruta?

O que é PPI e como comprovar minha opção?

O que é Programa de Assistência Estudantil? Quem tem direito? Onde posso obter mais informações? Possui contato no facebook?

Como faço para conhecer os cursos?

Quem pode ter auxílio moradia e qual é o valor?

Quais os auxílios disponíveis no programa de assistência estudantil?

Qual a diferença entre curso de licenciatura e curso de bacharelado? E quais são eles?

Como se dá essa divisão de curso, entre turnos e vagas?

Como posso saber se o curso foi bem avaliado pelo MEC? No site da PROGRAD?

Quais os campi existentes, respectivos cursos e onde se localizam?

O que é processo seletivo estendido?

Quais os cursos que possuem Bolsa Permanência?

Quantos cursos são ofertados pela UFES?

O que é vestibular de inverno e como se faz a classificação?

Como funciona a segunda chamada?

Quais são os municípios que são contemplados pelo auxílio moradia?

O que é Projeto Pedagógico de Curso?

Quanto tempo temos para concluir o curso e não sermos jubilados?

No vestibular da UFES tem prova objetiva?

Quais os cursos menos concorridos?

Quem pode se inscrever e quais as áreas contempladas no Programa Ciência sem Fronteiras? 

A coordenação do Projeto respondeu a todas as perguntas e a visita terminou com um picnic no gramado localizado em frente a Biblioteca Central.

_____________________________________________________________________________________________________________

No dia 06 de outubro a pedido da Coordenação do Projeto Educacional Compartilhando Saberes (PECS) proferimos palestra a 150 estudantes, no CT 12. São alunos de várias escolas da rede estadual de ensino que estão inseridos no PECS tendo aulas de Pré-ENEM.

Os Diretores de Assistência Estudantil e de Assistência Básica falaram sobre o Sistema de Reserva de Vagas, sobre vagas para optantes em cada curso, apresentaram o Programa de assistência Estudantil e responderam a várias perguntas sobre a comprovação de renda familiar, como solicitar isenção da taxa, entre vários assuntos. 

_______________________________________________________________________________________________________________

Mais um grupo de alunos visitou a UFES no dia 17 de outubro, no horário das 8h30 até às 15h30. Desta vez, foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bananal, da cidade de Rio Bananal/ES, situada no norte do estado, que trouxe 80 jovens concluintes do Ensino Médio para conhecerm a estrutura da UFES  e, assim, melhor embasar suas escolhas pelos cursos.

Antes de começar o tour pelos Centros de Ensino, os alunos e professores da Escola assistiram ao vídeo institucional dos 60 anos da UFES no Auditório da Biblioteca Central onde receberam informações sobre o Sistema de Reserva de Vagas, o Programa de Assistência Estudantil e realizaram várias perguntas sobre os programas e projetos da PROAECI e da UFES.  

Após conhecer a Biblioteca Central o grupo foi ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas para conhecer as instalações e laboratórios do Curso de Gemologia. A Profª Sônia Dalcomuni recebeu o grupo em sua sala, explicou que a UFES é a única instituição do planeta que oferece esse curso de graduação e explicou como se faz uma gema para chegar ao ponto de comercialização. Caminharam pela lagoa até o Restaurante Universitário onde almoçaram. Após o almoço, descançaram um pouco no recanto das pedras e o tour continuou pelo jardim interno da Reitoria e pela Rádio Universitária FM. A Jamile, apresentadora de um programa falou um pouco sobre a rádio, apresentou o estúdio, a sala de entrevistas e respondeu a várias perguntas.

Continuando a visita, conheceram o Centro de Línguas para a Comunidade, o Centro Tecnológico e vários alunos manifestaram interesse pelas Engenharias. Foram também ao Herbário VIES, onde a Profª Luciana Thomaz explicou todo o processo de transformação de um vegetal em Excicata (planta prensada, seca e armazenada em ambiente climatizado).

Do Setor de Botânica foram ao Cento de Educação Física, e de novo vários alunos manifestaram interesse pelo curso. Aliás, Psicologia também foi um curso muito comentado. Ao conhecerem as instalações do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (NUPEM), a jornalista Sueli aproximou-se do grupo, entrevistou alguns alunos e a servidora Cláudia Paiva, coordenadora do Projeto,  para produzir uma matéria a ser veiculada pela TV UFES. Vale ressaltar, que um cinegrafista já estava fazendo imagens dos alunos durante o tour. A visita chegou ao fim, pois já estavam exaustos, prometendo voltar como estudantes.

Outras escolas podem entrar em contato com a PROAECI pelo Fale Conosco para agendar uma visitação pelo Campus de Goiabeiras preenchendo o formulário de solicitação de visita publicado no site e encaminhar via e-mail. O agendamento só estará confirmado quando a coordenadora enviar uma mensagem de confirmação.

Coordenador do Projeto: Eduardo Ozório Nunes dos Santos.

http://ebananal.blogspot.com.br/2014/10/escola-bananal-realiza-visita-uf...

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910