Apresentação

A Diretoria de Assistência Estudantil tem por objetivo desenvolver o Plano de Assistência Estudantil da Ufes (Resolução Nº 03/2009 Cun/Ufes) em consonância com o Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto 7.234/2010), operacionalizado pelo Programa de Assistência Estudantil (Proaes) da Ufes (Portaria nº 1831/2017-R Ufes), a fim de contribuir para permanência qualificada dos estudantes de graduação na Universidade até a conclusão do curso, especialmente os estudantes de baixa renda familiar.

A Diretoria de Assistência Estudantil funciona no prédio do castelinho, no campus de Goiabeiras, em Vitória (ver aqui como chegar).

Projetos:

  • - Programa de Asssistência Estudantil (PROAES)
  • - Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro (PAEE)
  • - Bolsa Permanência do MEC
  • - Reserva de Vagas de Graduação na Ufes para Baixa Renda

Serviços:

  • - Gestão Estratégica e Operacional do Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes);
  • - Gestão do Orçamento para auxílios pecuniários do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) destinado à Ufes;
  • - Gestão da Equipe da DAE;
  • - Gestão dos Processos da DAE;
  • - Gestão da Informação do Proaes;
  • - Relacionamentos e contatos Institucionais referentes à Assistência Estudantil;
  • - Coordenação de Processos de Cadastro no Proaes-Ufes;
  • - Coordenação de Processos de  comprovação de Renda da Reserva de Vagas de Renda (Sisu, entre outros processos seletivos da Ufes);
  • - Coordenação de Processos de Inclusão Digital Emergencial (voltados ao EARTE), em conjunto com demais gestores da Proaeci;
  • - Acolhimento e atendimento aos estudantes presencialmente, por telefone, whatsapp e e-mail
  • - Consultas ao cadastro dos estudantes no portal da Assistência Estudantil e do candidato;
  • - Emissão de declarações que comprovem o recebimento do auxílio;
  • - Emissão da carteirinha de acesso ao RU em Maruípe;
  • - Orientações sobre o Programa Bolsa Permanência - MEC.
  • - Confecção de folhas de pagamento;
  • - Cadastramento e alteração de contas e alunos no Siafi;
  • - Atendimento a alunos via e-mail do pagamento;
  • - Relatórios de gestão de gastos das folhas do Proaes;
  • - Emissão e controle de GRUs (Guias de Recolhimento da União);
  • - Envio de GRUs para os estudantes;
  • - O monitoramento acadêmico é a ação de verificar as condicionalidades para permanência dos estudantes cadastrados no Proaes-Ufes. Além disso, a equipe desenvolve ações de apoio pedagógico, visando contribuir para a redução dos índices de retenção e de evasão dos estudantes;
  • - Atendimentos individuais e coletivos dos estudantes cadastrados no Proaes-Ufes para auxiliá-los pedagogicamente;
  • - Encontros com os estudantes com temas relacionados ao apoio pedagógico, tais como gerenciamento do tempo, rotina, planejamento e estratégias de estudos, entre outros;
  • - Atendimento social individual para compreensão das expressões da questão social e análise das possibilidades de intervenção;
  • - Atendimento social individual para elaboração de relatório social para inserção no Programa de Assistência Estudantil;
  • - Atendimento social para atuação preventiva nas situações de evasão/retenção dos estudantes motivadas por fatores socioeconômicos;
  • - Atendimento social para elaboração de estudo social concernentes aos processos de desligamento de estudantes;
  • - Atendimento coletivo para compreensão das expressões da questão social vivenciadas pelos estudantes, objetivando o desenvolvimento de estratégias e articulação com a rede Socioassistencial e Intersetorial;
  • - Atendimento social no processo de análise das “Cotas Sociais” na Reserva de Vagas (SISU/UFES), quando verificada a necessidade de melhor compreensão da realidade socioeconômica do estudante;
  • - Acolhimento ao estudantes para oferta de escuta qualificada e, caso necessário, encaminhamentos a rede socioassistencial;
  • - Elaboração e desenvolvimento de documentos técnicos do serviço social para construção/melhoria da política de assistência estudantil;
  • - Acompanhamento dos estudantes cadastrados na assistência estudantil;
  • - Atualização dos dados cadastrais dos estudantes do PROAES e avaliação para alteração de categoria de auxílio.
  • - Acompanhamento psicológico individual (estudantes que iniciaram acompanhamento antes da suspensão das atividades presenciais;
  • - Projeto Acolhimento psicológico breve;
  • - Acolhimento de estudantes em situação de luto;
  • - Acolhimento dos estudantes encaminhados pelo setor de monitoramento, conforme o caso;
  • - Conversas psicoeducativas com os estudantes calouros sobre saúde mental e orientação aos estudos (realizadas sob demanda dos colegiados de curso);
  • - Participação, em conjunto com o setor de monitoramento, das oficinas de gerenciamento do tempo, rotina, planejamento e estratégias de estudos;
  • - Rodas de conversas com os graduandos sobre saúde mental (realizadas sob demanda dos coletivos de estudantes e/ou colegiados de curso/docentes);
  • - Participação no desenvolvimento das atividades do projeto de extensão “Acolher e Cuidar:  Um olhar para saúde mental dos estudantes de enfermagem da UFES”;
  • - Projeto Psicologia Itinerante - construção de diálogo com os estudantes e colegiados de curso sobre a saúde mental dos estudantes da UFES.

 

 

 

 

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