Apresentação

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI) visa promover e consolidar políticas voltadas para os eixos da assistência estudantil, das ações afirmativas e da acessibilidade, com o objetivo de promover a equidade de oportunidades aos estudantes da UFES, além de oferecer aos discentes condições materiais e imateriais que assegurem o processo de formação acadêmica, o desenvolvimento de capacidade profissional e de cidadania, promovendo ações e projetos que fomentem a inclusão social  e as políticas de acesso e de permanência qualificada com foco nas diversidades de gênero, étnico-raciais, de orientação sexual, de pessoas com deficiência, de pessoas economicamente empobrecidas, de populações do campo, indígenas e quilombolas no âmbito da  Universidade.

Criada em 2014 pela resolução nº 09-B do Conselho Universitário da Ufes, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, busca realizar o acolhimento, a interação, o diálogo multicultural, o reconhecimento dos direitos individuais e coletivos visando contribuir para a sustentabilidade sociocultural, nutricional,  territorial, pedagógica, científica e tecnológica dos estudantes. Para dar conta de todas essas frentes de trabalho, a equipe da PROAECI se organiza da seguinte forma:

  • Diretoria de Assistência Estudantil;
  • Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade;
  • Diretoria de Gestão dos Restaurantes;
  • Divisão de Gestão Administrativa;
  • Núcleo de Acessibilidade.

Além das diretorias, a PROAECI se faz presente nos Campus do interior representada pela SASAS (Alegre) e DASAS (São Mateus).

Campus Alegre:

Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social (SASAS): é  responsável por coordenar ações da política de seguridade social da UFES nas áreas de saúde e assistência. Sua atuação se pauta na implementação de práticas de cuidado e atenção à saúde dos servidores e estudantes no Campus de Alegre.  Elabora e efetiva ações pautadas na promoção de saúde, na Política de Assistência Estudantil da UFES, realiza atendimento e acompanhamento psicossocial, além de criar e implementar projetos específicos de acordo com a realidade da comunidade CCAE e CCENS. 

 

Campus São Mateus:

Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (DASAS): é o setor responsável pelas práticas de atenção à saúde e assistência social dos servidores e estudantes do Ceunes. Implementa os programas/projetos coordenados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) via Departamento de Assistência à Saúde(DAS)e Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), respectivamente, adequando tais ações à realidade do Centro, além de implementar projetos próprios.
No âmbito da saúde do servidor, a Dasas desenvolve projetos de acolhimento e ações que objetivam a melhoria da qualidade de vida, em conformidade com a Portaria nº. 1.675, de 06/10/2006, regulamentada pelo Decreto nº. 5.961 de 13/11/2006 que institui os serviços de saúde dos servidores civis federais. Ressalta-se que, em 2012, foi implantada a Unidade Siass Ufes/Ceunes, que se encontra sediada nas dependências da Dasas. A Unidade atende atualmente cerca de 700 servidores das instituições públicas federais partícipes localizadas no norte do Espírito Santo que assinaram o Acordo de Cooperação Técnica. 
No que se refere aos estudantes, a DASAS desenvolve programas e ações que tem como objetivo prevenir situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência financeira e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, o que impacta diretamente na permanência dos estudantes na universidade. As ações encontram-se pautadas no Decreto Nº 7.234/2010 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil -PNAES e na Resolução Nº. 03/2009 do Conselho Universitário que aprova o Plano de Assistência Estudantil da UFES

Dentre outras diretrizes, as atividades realizadas pela Pró-Reitoria estão em consonância com o Programa Nacional de Assistência Estudantil e seus principais princípios norteadores a saber:

  1. Compromisso com a qualidade de educação, conhecimento, inovação e cidadania;
  2. Democratização das condições para o acesso, permanência e conclusão de cursos de graduação presenciais;
  3. Liberdade de pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  4. Orientação humanista e preparação para o exercício pleno da cidadania;
  5. Defesa da justiça social e eliminação de todas as formas de preconceito;
  6. A assistência estudantil reconhecida como dever do Estado e como direito dos estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica segundo critérios adotados pela Instituição.

A Pró-reitoria tem como Pró-reitor:  Professor Doutor Gustavo Henrique de Araújo Forde.

LOCALIZAÇÃO

A Pró-reitora encontra-se no Campus de Goiabeiras (Ver aqui e aqui como chegar).

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910