Ação para o mês da consciência Negra 2022 - Vivências negras e saúde mental na universidade Introdução

Muitas são violências afetam a vivência dos discentes no ensino superior e para os estudantes negros opressão, agressão e violência são práticas que afetam diretamente sua saúde mental em função do racismo estrutural e estruturante das instituições. Para tentar dialogar sobre os fatores que afetam a participação estudantil na Ufes e como as/os estudantes têm lidado com as vivências do racismo institucional,  a equipe de psicologia da DAAD vem propor a roda de conversa: Vivências Negras e Saúde mental na universidade.

O objetivo do evento é trazer uma reflexão no mês da consciência negra sobre a temática da saude mental e debater a vivência de estudantes negras e negros na Universidade durante os dez anos de aplicação da PNAES e da  Lei nº 12.711, de 27 de agosto de 2012, popularmnente conhecida como “lei de cotas”. Na oportunidade, vamos ouvir as demandas, ideias e sugestões sobre a proposta de construir  um coletivo de estudantes negras e negros com coordenação da equipe de psicologia da DAAD com objetivo terapêutico  de ser uma rede de apoio formal da instituição a ser implementado em 2023. O modelo será uma palestra seguida de uma roda de conversa.

Programação:
Expositor: Prof. Fábio Bispo
Debatedores:
Profa. Ana Claudia Borges Campos - Biblioteconomia
Breno Volpini -  Psicologia DAAD
Estudante: Laura Oliveira

Data: 21 de novembro de 2022
Local: Auditório do IC 2
Público: estudantes de graduação presencial.
Inscrições: pelo portal da assistencia Estudantil (https://ae.ufes.br/)
        ** Com emissão de certificado.

Evento #163: Vivências negras e saúde mental na universidade