Atualização cadastral no Programa Bolsa Permanência
Prezado estudante(a) cadastrado no Programa Bolsa Permanência,
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, na pessoa do Pró Reitor - Gestor Local do Programa - recebeu no dia 04 de abril o comunicado do Ministério da Educação informando que os estudantes cadastrados no Programa Bolsa Permanência devem atualizar seus dados para o novo sistema de Gestão (SISBP).
A atualização deverá ser feita no site http://sisbp.mec.gov.br. O estudante deve acessar o sistema do programa no link enviado acima. O sistema dirá que o acesso está negado e o pedirá para solicitar novo acesso e depois confirmar alguns dados. Após confirmar os dados, a página o encaminhará para a atualização. Ele deverá anexar o que for pedido como campo obrigatório e concluir. Esse procedimento está explicado, em tutorial no link https://goo.gl/c5oCkT, também enviado pelo Ministério da Educação, que tem todo o poder de governabilidade sobre o Programa Bolsa Permanência.
Perguntas e informações frequentes:
1 - No campo que pede para "anexar documentação de renda" o que deve ser anexado?
Resposta: A PROAECI, de fato, estava no aguardo de resposta do MEC no que é pertinente a este campo. A resposta do Ministério da Educação é de que se trata "dos documentos que comprovem a renda familiar do discente". Assim, o estudante deve entregar toda a documentação de renda atualizada que comprove a condição financeira de sua família, nos termos do manual do Programa Bolsa Permanência do MEC, disponível no link: http://permanencia.mec.gov.br/comoefeito.html.
2 – O termo de Compromisso do Bolsista que deve ser anexado é o mesmo que já aparece no sistema?
Resposta: Sim. Caso o termo ainda não esteja aparecendo, o modelo do termo é o que consta no ANEXO II do manual do Bolsa Permanência (não é o termo de adesão, anexo III). Mas o MEC alertou que o processo de migração dos documentos de um sistema para o outro é demorado.
3 - Qual o prazo limite para a realização dessa atualização?
Resposta: O MEC nos informou que "O cadastro somente será liberado para a homologação da bolsa após a atualização", mesmo que tenhamos pedido diversas vezes uma data mais específica. Mas podemos informar que como a autorização de bolsas deste mês é no dia 17 de abril, isso significa que se até dia 16 não for feita a atualização o estudante já não receberá.
- 16940 leituras