A Diretoria de Assistência Estudantil (Proaeci) torna público Relatório de Avaliação do Edital Proaeci Nº 04/2021 e divulga novo edital de atualização cadastral Proaes-Ufes

Divulgação do Relatório de Avaliação do Edital Proaeci Nº 04/2021.

A Comissão Permanente de Auditoria e Recadastro, criada e nomeada pela portaria 05/2017-Proaeci, alterada pela portaria 010/2021-Proaeci, realizou o processo de atualização cadastral de estudantes com cadastro e ativo no Programa de Assistência Estudantil da Ufes – PROAES.

A comissão tornou público o Relatório de Avaliação do Edital Proaeci Nº 04/2021. Por meio deste, foram convocados 399 estudantes, o que representa cerca de 9% dos que estavam com o cadastro ativo na ocasião, para que apresentassem, nos termos do edital, toda a documentação de renda com objetivo de atualizar e analisar novamente a renda do grupo familiar para verificação de que o estudante ainda atende ao critério de 1,5 salário mínimo per capita.

A partir do relatório foi possível destacar que dos 399 estudantes, 152 processos foram deferidos, ou seja, 80% dos estudantes atenderam aos critérios pré-estabelecidos pelo Edital 04/2021-Proaeci.

Vale ressaltar que o processo do Edital 04/2021-Proaeci apresentou um importante impacto no orçamento, um total R$39.462,50 de redução mensal na folha de pagamento. No contexto de restrições financeiras e orçamentárias em que há um grande número de estudantes em lista de espera, essa redução é ainda mais significativa. Acreditamos que esse processo de convocação para atualização cadastral contribui para uma melhor operacionalização da política pública.

Publicação de Novo Edital de Chamada para Atualização Cadastral Proaes-Ufes

Em face da continua garantia de obediência ao princípio da eficiência no emprego do dinheiro público e devido à carência de verificação sistemática do cumprimento do critério de renda para permanência no Programa de Assistência Estudantil, foi publicado na data de hoje, 22 de novembro de 2021, o Edital Proaeci 18/2021 para convocação de atualização do cadastro no Programa de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Espírito Santo (Proaes-Ufes).

A data para envio da documentação Obrigatória terá início no dia 08 de dezembro de 2021 e irá até 22 de dezembro de 2021.

Toda documentação deverá ser encaminhada via Portal da Assistência Estudantil.