Lançamento do livro "Ocupar a psicanálise: por uma clínica antirracista e decolonial"
O coletivo Ocupação psicanalítica-ES completa 2 anos de existência e atua com pesquisa-intervenção na UFES em parceria com o Projeto de extensão Ocupação psicanalítica - por uma clínica antirracista, vinculado ao Departamento de Psicologia e coordenado pelos professores Fábio Santos Bispo e Luizane Guedes Mateus. Gostaríamos de divulgar um convite à comunidade universitária para o lançamento presencial do livro Ocupar a psicanálise: por uma clínica antirracista e decolonial (Editora n-1), que será realizado no dia 17 de maio de 2023, quarta-feira, às 16h30, no auditório do IC2, no CCHN - UFES.
O livro faz parte da coleção Decolonização e psicanálise, da Editora n-1 em parceria com o Núcleo de Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo (PSILACS-UFMG). É uma realização do Coletivo Ocupação Psicanalítica, que atua também em Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ) e Bahia (UFRB), com ações clínicas voltadas à saúde mental da população negra e à formação de estudantes e profissionais da psicologia, com o intuito de promover e transmitir práticas clínicas antirracistas. O projeto recebe financiamento das Chamadas Abertas e Públicas de 2020 e de 2022 do Edital Emenda Geral da Deputada Federal Áurea Carolina, e foi contemplado em 2022 com o Prêmio Profissional Virgínia Bicudo, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia para fomentar a divulgação de estudos e ações exitosas no campo da Psicologia e sua interface com as questões raciais.
Ocupação Psicanalítica é um movimento de afrontar e afirmar outras lógicas, a partir da experiência com o inconsciente. O livro, tecido coletivamente, aponta horizontes para uma clínica antirracista e decolonial no terreiro da psicanálise. É composto por três seções: a primeira, "Ocupar a Universidade: ações afirmativas contra o racismo", conta com a participação de convidados que tem atuado como consultores (intervisores) do projeto, como Gustavo Forde, Lia Schucman e Maria Lúcia da Silva, além de um texto da equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG. A segunda e a terceira seção, "Ocupar a psicanálise: a crítica ao racismo estrutural" e "Ocupar a clínica: por uma práxis antirracista" conta com artigos escritos por professores e psicanalistas integrantes do nosso coletivo.
Para celebrar esse momento, planejamos a seguinte programação:
16h30 - Abertura
16h50 - Mesa de apresentação do livro
- Fábio Bispo (Professor do DPSI e do PPGPSI-UFES, co-autor e co-organizador do livro)
- Gustavo Forde (Pró-Reitor da PROAECI-UFES, co-autor)
- Sônia Rodrigues da Penha (Psicanalista, Co-coordenadora do Coletivo Ocupação-ES e coautora)
- Thiago Balbino (Artista plástico, ilustrador e produtor cultural, autor da arte da capa do livro)
Mediação: Luizane Guedes Mateus (Professora do DEPSI-UFES, co-coordenadora do Ocupação-ES)
18h - Apresentação cultural - Elaine Vieira (Pedagoga, professora das redes municipais de Cariacica e Vila Velha, cantora, escritora e diretora cênica)
O evento é aberto e as inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo (sujeito a lotação, 130 pessoas):
https://forms.gle/j3MYfKM5PLchUifF9
Acompanhe a divulgação em nosso Instagram:
https://www.instagram.com/p/Cr_0XuZJFxh/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
- 812 leituras