Nota da inclusão digital

Prezado(a)  estudante,

Esperamos que você e seus familiares estejam bem e com saúde.

Estamos diante de grandes desafios e, nesse contexto, toda atenção, cuidado e acolhimento são importantes. Assim, a Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da Resolução nº 24/2020-CUn, criou o Auxílio Emergencial de Inclusão e Acessibilidade Digital, visando a contribuir para a inclusão e a acessibilidade digital no desenvolvimento das atividades acadêmicas realizadas por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte).

No ano de 2020 foram publicados 02 (dois) Editais de Chamada de Cadastro, objetivando identificar a demanda existente e oportunizar estratégias e ações de inclusão digital a estudantes que não possuíam acesso a equipamento de informática (notebook ou desktop) e/ou serviço de internet.

No mês de fevereiro de 2021 foi publicada uma 3ª Chamada de Cadastro para o Auxílio Emergencial Inclusão Digital, a qual encontra-se em execução e conta com 226 estudantes cadastrados para receberem chips de dados (internet) e equipamentos em regime de doação ou comodato, além de auxílio pecuniário para compra de periféricos adicionais.

A distribuição dos equipamentos da terceira chamada, nos campi de Goiabeiras e Maruípe, iniciou-se no dia 15/03/2021, sendo distribuídos até o momento 94 equipamentos. Entretanto, em função do agravamento da propagação do COVID19, tivemos que suspender temporariamente essa distribuição, que será retomada, nos próximos dias, de acordo com o campus no qual o(a) estudante está matriculado(a). Por isso, fique atento às informações abaixo!

 

DISTRIBUIÇÃO DOS CHIPS DE DADOS
O chip distribuído pela RNP/MEC é um chip de dados de 20 GB e não comporta ligações telefônicas, sua utilização é somente para uso de dados. Assim, o(a) estudante deve inserir o chip no telefone celular, no momento das aulas, seja para assisti-las no próprio aparelho, seja para fazê-lo como um roteador de wi-fi para seu computador.

Caso o estudante não possa retirar o chip pessoalmente, basta informar, por e-mail (endereços disponibilizados a seguir, de acordo com cada campus), o nome completo e o CPF ou RGda pessoa que fará a retirada, lembrando que é responsabilidade do estudante beneficiário zelar pelo chip, evitando perda, extravio ou danos.

Os estudantes dos campi Goiabeiras e Maruípe deverão retirar os chips na sede da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania – Proaeci, no horário das 9h30min às 15h, no período de 04 a 18 de maio de 2021 (de segunda a sexta-feira). A sede da Proaeci fica localizada no 1º andar do prédio do Centro de Vivência (subir a escada próxima ao Cine Metrópolis, estamos no final do corredor – porta de vidro), telefone de contato: (27) 4009.2265. Caso necessário, o(a) estudante deverá comunicar à Diretoria de Esporte, Lazer e Projetos Especiais – Delpe, através do e-mail delpe.proaeci [at] ufes.br, o nome e documento  de quem retirará o chip.

Os estudantes dos Centros de Ensino localizados no Campus Alegre deverão comparecer ao prédio Castelinho, das 13h às 15h30, no período de 04 a 18 de maio de 2021 (de segunda a sexta-feira). Caso necessário, o(a) estudante deverá comunicar ao Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social - Setorial Sul (Sasas), através do e-mail sasas.ufes [at] gmail.com, o nome e documento de quem retirará o chip.

Os estudantes do CEUNES deverão agendar a retirada do chip pelo e-mail:dasas.ceunes [at] ufes.br. A distribuição acontecerá a partir do dia 04/05/2021.

 

DISTRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E PAGAMENTO DE AUXÍLIO
Para a retirada de equipamentos, os estudantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe já foram contactados por e-mail e instruídos sobre como proceder.

Os estudantes dos Centros de Ensino localizados no Campus Alegre deverão aguardar contato do Setor de Atenção à Saúde e Assistência Social - Setorial Sul (Sasas) para agendamento de retirada dos equipamentos.
Os estudantes do CEUNES deverão agendar a retirada dos equipamentos pelo e-mail: dasas.ceunes [at] ufes.br.

Quanto ao pagamento do auxílio pecuniário para compra de periféricos adicionais, comunicamos que houve um atraso na execução do pagamento devido às dificuldades impostas pelo difícil cenário de cortes orçamentário. Contudo, estamos trabalhando para que este ocorra no início de maio.

É importante lembrar que o uso da máscara é imprescindível no momento da retirada do chip ou dos equipamentos. Recomendamos que cada pessoa leve sua própria caneta e um documento oficial com foto.
Demais dúvidas, pedimos que entre em contato pelo e-mail:  inclusaodigital2021 [at] ufes.br.
Reafirmamos nosso compromisso com a formação e a inclusão e ressaltamos que temos mobilizado esforços para cumprir com o compromisso de atender às necessidades de assistência estudantil.

Atenciosamente,
Equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proaeci

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