Relatório, Agenda Afirmativa e Portfólio da I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes

Em agosto de 2018 foi realizada a I Conferência de Ações Afirmativas na Universidade Federal do Espírito Santo, convocada por meio da Portaria da Reitoria nº 956/2018, com objetivo de avaliar a trajetória de uma década de ações afirmativas na Ufes, tomando como marco o ingresso da primeira turma de estudantes pelo sistema de cotas, em 2008. A Conferência objetivou também construir uma agenda afirmativa que possa orientar, ética e politicamente, as práticas e planejamentos na universidade.

A I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes foi organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, em um processo de construção que envolveu cerca de 70 entidades que compuseram o Comitê Político-Acadêmico, entre coletivos estudantis, gestores, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, núcleos de pesquisa, grupos de extensão, centros de ensino, pró-reitorias, colegiados de cursos, programas de pós-graduação, entidades representativas do corpo docente, discente e técnico-administrativo.

O relatório aqui apresentado traz o percurso de construção e realização da I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, apresenta seus principais eixos organizativos, e a agenda propositiva construída, debatida e aprovada nos grupos de trabalho e na plenária final – sendo portanto, o resultado de um processo coletivo e dialógico. A agenda afirmativa contempla as moções, e as propostas aprovadas nos cincos eixos organizativos: políticas de acesso, políticas de permanência, política de formação de servidores, políticas afirmativas na pós-graduação, e políticas de currículo e produção de conhecimento. Foi ainda produzido um  portfólio, contendo registros fotográficos realizados durante o percurso de construção e realização do evento

A entrega oficial do relatório ao reitor Reinaldo Centoducatte e  vice-reitora Ethel Maciel, por membros da comissão organizadora e do comitê político-acadêmico da I Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, aconteceu no dia 14/05.

Importante salientar que o  comitê político-acadêmico mantém seu trabalho, acompanhando o andamento da agenda propositiva, e perspectiva construir diálogos com os diversos setores a fim de dar capilaridade, bem como construir outras estratégias que fomentem a implementação dos direcionamentos construídos e aprovados na conferência.

A entrega e, agora, a publicização destes documentos, se constitui em uma importante etapa da I Conferência de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Espírito Santo, e  intenta se somar a outras estratégias que possibilitem avançar para que os direcionamentos apontados na agenda de propostas aprovadas na Conferência subsidiem as ações e práticas na Ufes.

Agenda Afirmativa

Relatório