RNP+ convida para o evento : CINEDEBATE – PRIMEIROS SOLDADOS

CINEDEBATE – PRIMEIROS SOLDADOS

O advento dos medicamentos antirretrovirais e os reflexos na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, permitiu que a Aids passasse a ser entendida como uma doença crônica.  Se por um lado isso favorece a adesão, por outro, a banalização do agravo também está associada ao aumento do número de casos. Nesse sentido, a prevenção contra o vírus deve reunir estratégias de conscientização que destaquem o histórico de lutas e as persistentes dificuldades que incidem sobre a vida das pessoas vivendo com HIV.

Promovido pela REDE NACIONAL DE PESSOAS VIVENDO COM HIV (RNP+) em parceria com o DIRETORIA DE AÇOES AFIRMATIVAS DA UFES (DAAD/PROAECI), SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE (SESA), SECRETARIA MUNICIPAL DE VITÓRIA (SEMUS) e com O HOSPITAL ANTÔNIO CARLOS DE MORAES (HUCAM), o Cinedebate - primeiros soldados tem o objetivo propagar a prevenção e promover uma discussão sobre a história do movimento das pessoas vivendo com HIV no Brasil, as conquistas que atualmente são desfrutadas e os desafios singulares que ainda precisam ser superados.  Trata-se de um espaço importante de formação que poderá oportunizar um diálogo sensível com a comunidade universitária e demais agentes sociais.

CineDebate – PRIMEIROS SOLDADOS
Data: 26/08/2022
Horário: 19h00

Será realizada a exibição do filme “OS PRIMEIROS SOLDADOS”. Um retrato daqueles que viveram a primeira onda de AIDS no Brasil, contado através de uma história de enfrentamento e acolhimento coletivo.
Em seguida acontecerá uma mesa de debate com:

Rodrigo de Oliveira - Diretor do filme
Dª Maria Amélia Portugal -  Psicóloga, professora aposentada da UFES
Gabriel Waichert Monteiro - Psicólogo, lotado na DAAD/ PROAECI/UFES
Sidney Parreira - Representante Estadual da RNP+
Cyntia Gomes - Referência técnica ist/aids - Vitória
Martha Beatriz Santos Machado - Diretora CTA SAE Vitória
Andrea Pereira Pretti - Técnica, representante da SESA
Patrícia de Oliveira - Farmacêutica da ufes hucam

Os estudantes da UFES poderão receber certificado, demais convidados poderão receber comprovante de participação do evento.