Seminário de Integração Proaes Ufes 2022 - Maruípe

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania - Proaeci convida os estudantes para participarem do Seminário de Integração do Programa de Assistência Estudantil - Proaes Ufes que ocorrerá em outubro de 2022.

O Seminário de Integração é um evento aberto a todos os estudantes cadastrados no Proaes Ufes, especialmente aos ingressantes em 2021/2 e 2022/1. O objetivo do evento é apresentar a Proaeci, os serviços ofertados, os instrumentos legais que regulamentam o programa e apresentar o Auxílio Estudantil Unificado (novo auxílio).

No campus de Goiabeiras haverá dois Seminários, um à tarde e outro à noite, objetivando atender o maior número de estudantes possível.

Data: 04/10/2022
Horário: das 17h às 18:30h
Local: Auditório Rosa Maria C. Rego Paranhos (Vulgo Elefante Branco - ver como chegar)

Inscrições até o dia 04/10, no Portal da Assistência Estudantil (ae.ufes.br). Na página inicial do portal, após o login, clicar no botão “Eventos” para prosseguir com a inscrição.
Salientamos que não é obrigatório realizar a inscrição para participar do evento.

Haverá emissão de certificado para os estudantes inscritos.

Sobre o Proaes

O Proaes reúne um conjunto de auxílios que proporcionam ao aluno de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior, sem retenção ou evasão.

Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e os benefícios são destinados somente aos estudantes cadastrados no Proaes. Os editais de cadastro no Programa da Ufes são lançados semestralmente, permitindo que os alunos ingressantes possam realizar o cadastro na ocasião da chegada à Universidade.

Sobre o Auxílio Unificado

A partir deste semestre letivo, entrou em vigor o Auxílio Permanência Unificado, estabelecido pela Resolução 19/2022 do Conselho Universitário da Ufes. Uma das principais mudanças do auxílio unificado está na análise para a concessão do benefício, devido à utilização de novos indicadores sociais que interferem na permanência do estudante.

No novo modelo, todos os estudantes que forem deferidos, independentemente da quantidade de bolsas, serão contemplados com auxílios, inclusive com acesso gratuito ao Restaurante Universitário (auxílio-alimentação). Também houve reajuste nos valores pagos em dinheiro (pecuniários). O menor valor pecuniário direto, que era é de R$ 50, passará para R$ 200.

Estudantes já assistidos pelo Proaes-Ufes, em especial os estudantes ingressantes no PROAES em 2021/2 e 2022/1, não precisarão se inscrever novamente, mas passarão por uma transição para o Auxílio Unificado e precisarão atualizar seus documentos.

O edital para o Cadastro de Transição também foi publicado pela Proaeci e os estudantes assistidos poderão atualizar seus documentos no Portal de Assistência Estudantil até 25 de outubro.  Os estudantes convocados continuarão a receber os auxílios normalmente, desde que cumpra os critérios de permanência (ver aqui critérios de permanência), até que seja publicado o resultado final.

A transição será automática, não é necessária a intervenção da/o estudante, contudo, é facultado /ao estudante acessar o portal da AE e informar seus marcadores sociais, se o fizer, será necessário enviar os documentos comprobatórios de cada marcador conforme edital (ver edital aqui).

Arte: Giovanna dos Santos Rodrigues (bolsista do projeto Paepe II - Apoio à Assistência Estudantil)