Sorteio de bolsas do Programa Bolsa Permanência

No período de 03 de junho a 30 de julho ocorreram as inscrições de novos cadastros de estudantes indígenas e quilombolas para o Programa Bolsa Permanência do MEC. A Ufes recebeu 37 inscrições e, dentre estas, 8 estudantes apresentaram documentação completa. A Ufes foi contemplada com apenas duas vagas para recebimento das bolsas (Ofício Nº 326/2023/CGRED/DIPPES/SESU/SESU/SESu-MEC). Importante informar que a Ufes não realiza a gestão deste quantitativo de vagas disponibilizadas.

Considerando o número de vagas ofertadas ser muito inferior ao de inscritos, as duas vagas disponibilizadas pelo MEC foram sorteadas em sorteio público dentre os candidatos deferidos na análise documental, ou seja, entre os estudantes que enviaram documentação completa conforme Portaria Nº 389, DE 9 DE MAIO DE 2013 do MEC. A adoção pelo sorteio se deu numa perspectiva de entendimento de que o pertencimento indígena e quilombola é o critério de direito para acesso às bolsas do Bolsa Permanência, e nesse sentido agregar outros critérios é uma escolha política que pode alterar a própria natureza deste programa.

Disponibilizamos abaixo o link do vídeo de transmissão do sorteio, onde pode ser verificado como contempladas as estudantes:

• - LUIZA FLORENTINO DA CONCEICAO
  • - ROSIANE SOARES DE OLIVEIRA