Dedetização nos RUs de Goiabeiras, Maruípe, São Mateus e Alegre

A Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR) informa que o Restaurante Universitário (RU) de Goiabeiras passará por serviços de dedetização programados no dia 01/06/2024 (sábado). Assim, o horário de jantar no dia 29/05/2024 (quarta-feira) será reduzido (17h30 às 18h30) a fim de que a equipe prepare os ambientes, utensílios e instrumentos para a realização da detetização no sábado.

Os RUs de Maruípe e São Mateus também passarão por serviços de dedetização programados no dia 29/05/2024 (quarta-feira) a partir das 14h30min, contudo não haverá prejuízos dos serviços dos restaurantes naquele dia. Destacamos que o RU de São Mateus, está com baixa demanda no jantar (média de 09 refeições por dia*) e o formato de serviço no jantar já havia sido alterado (ver aqui mais informações), no dia 29/05 o setor de cadastro encerrará as atividades mais cedo, assim, os vouchers do jantar precisarão ser retirados no horário de 11h às 12h30. Já o RU de Alegre passará por serviços de dedetização programados no dia 29/05/2024 (quarta-feira) a partir das 16h00min e funcionará apenas no horário do almoço.

Serviços de controle de pragas

Os RUs da UFES realizaram o controle de pragas com periodicidade e frequência igual ou superior ao determinado nas normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a necessidade de cada restaurante, seguindo um cronograma estabelecido para todo o ano. Vale ressaltar que tais serviços não buscam somente o atendimento à legislação vigente, uma vez que também reforçam o comprometimento e preocupação da equipe do RU em ofertar refeições seguras e saudáveis para todos os seus usuários.

O controle de pragas dos RUs inclui a realização dos serviços de desinsetização, desratização e descupinização (dos ambientes em Goiabeiras e Maruípe e do veículo de transporte de alimentos). Outro serviço realizado nos RUs que também possui o objetivo de ofertar alimentos seguros, é a higienização dos reservatórios de água dos restaurantes dos campi de Goiabeiras e Maruípe a cada 06 (seis) meses.

Considerando que as áreas em torno dos RUs de Goiabeiras e Maruípe, são propícias para o surgimento de pragas, o serviço de desratização nesses restaurantes é realizado mensalmente e a dedetização bimestralmente, já os demais serviços dependem da necessidade observada.

Procedimentos para os serviços de controle de pragas

Os procedimentos são realizados por empresas terceirizadas, com atuações delimitadas a partir de contratos de prestação de serviços  e com aplicação em toda a área dos RUs, inclusive as externas, para aplicação efetiva dos inseticidas.

Antes da realização dos serviços, para evitar a contaminação, as equipes do RU higienizam e secam toda a área dos RUs, após isso, armazenam todos os utensílios em local protegido da aplicação dos inseticidas, retirando tudo que está em armários, bancadas e prateleiras, como por exemplo, todos os  pratos, talheres, bandejas, panelas, cubas, tábuas plásticas, carrinhos de transporte e até alguns equipamentos, que são isolados com papel filme e armazenados em locais protegidos.

Vale mencionar que no dia útil após a realização dos serviços de desinsetização a equipe dos RUs procedem com a limpeza de toda a área que é destinada à produção de refeições para retirar todo e qualquer resquício de inseticida, o que incluí chão, teto, parede, bancadas, prateleiras e armários e reorganizar todos os utensílios em seus respectivos lugares. Tudo isso deve ser realizado antes de iniciar-se o preparo das refeições, assim no dia 03/05 (segunda-feira) o serviço de distribuição do almoço nos RUs de Goiabeiras e Maruípe inicia-se após o horário habitual, 30 minutos após o horário regular, às 11h30.

Compromisso

A DGR/PROPAES tem consciência da importância do RU para a comunidade universitária e se empenha para servir uma alimentação de qualidade, nutricionalmente balanceada e que atenda às necessidades nutricionais da comunidade universitária, contribuindo para a permanência qualificada dos estudantes.

Agradecemos pela compreensão e por seu apoio para tornar o RU ainda melhor!

*Média de frequência no jantar, via agendamento, na semana de 20 a 24/05 em São Mateus.