Dúvidas Frequentes PROAES

Dúvidas frequentes Editais PROAES 2021
(leia também os editais 09/202110/2021 e 11/2021)

Quando serão os pagamentos?
A previsão é que ocorram em novembro/2021, porém RETROATIVOS A AGOSTO/2021.

Em qual dos editais me enquadro?
O público do edital 09/2021 são todos os estudantes em Lista de Espera (inclusive para quem irá solicitar inclusão de novo auxílio, além da modalidade a qual já está deferido(a));
O público do edital 10/2021 são os estudantes cotistas de renda de 2020/2 e 2021/1;
O público do edital 11/2021 são os estudantes "cotistas de renda anteriores a 2020/2" e estudantes "não cotistas de renda ingressantes em 2021/1 e anteriores".

Sou ingressante em 2021/2, posso me inscrever?
Não, os editais são específicos para todos os ingressantes até 2021/1.

Estou na Lista de Espera preciso enviar o formulário de solicitação de  Ativação/Atualização?
Você precisa sim enviar, caso não faça será desligada/o da Lista de Espera.

Sou estudante em Lista de Espera, devo solicitar a atualização cadastral?
Apenas se houve alteração significativa em sua situação cadastral. (Ex: Alteração na faixa de renda entre 0,5 SM, 1,0 SM, 1,5SM e etc). Verifique os documentos na página 6 do edital 09.

Após o EARTE precisarei alugar / me mudar para próximo ao campus de meu curso, devo solicitar o auxílio moradia agora?
Você deve fazer a inscrição considerando sua situação atual, já que não teria a documentação para comprovar a condição necessária ao recebimento do auxílio futuro. Quando ocorrer a alteração/mudança você poderá solicitar a atualização cadastral. É IMPORTANTE SOLICITAR O CADASTRO NOS EDITAIS ATUAIS já que NÃO HÁ PREVISÃO DE NOVOS EDITAIS.

Sou ingressante de 2020/2, mas o edital diz que não é necessário envio de comprovantes de renda, pois já vai ser usado os mesmos do processo de seleção do sisu, mas a minha renda mudou, como eu faço para mudar meus documentos que comprovam minha renda?
No cadastro, envie uma declaração datada e assinada explicando o porquê você também está anexando os documentos além daqueles previstos no edital da sua categoria. E faça a anexação dos comprovantes normalmente.

Posso solicitar a atualização do cadastro pedindo a alteração da categoria de  auxílio “X” para o “Y”?
Sim, faça a solicitação utilizando o “formulário de solicitação para todos os fins” (vide aqui) preenchido e assinado explicando o motivo da alteração e reúna com os demais documentos necessários, conforme o edital. Você deve anexar os documentos no portal para análise e atualização.

Estou com diversos problemas em atualizar as minhas informações no portal da assistência estudantil.
A fim de garantir a inscrição no prazo, você deve enviar os documentos solicitados no edital independente de conseguir ou não alterar as informações no portal. Contudo, você pode anexar adicionalmente o “formulário de solicitação para todos os fins” (vide aqui) preenchido e assinado, informado os dados divergentes.

Meus dados bancários foram alterados, como proceder?
Para realizar a alteração, envie um e-mail com seu CPF e os dados da conta para o e-mail dae.pagamento [at] gmail.com. Siga os mesmos passos para as alterações ocorridas recentemente em contas da Caixa Econômica Federal, conforme o caso.

Não estou conseguindo acessar o site para o cadastro e envio dos documentos, ocorre erro de privacidade.
Você deve clicar em AVANÇADO e no link NÃO SEGURO (na parte inferior da página no seu navegador) e prosseguir normalmente.

Como retirar/adicionar uma pessoa da minha composição familiar?
Você deve atualizar o seu cadastro e fazer a solicitação utilizando o “formulário de solicitação para todos os fins” (vide aqui) preenchido e assinado, juntamente com os demais documentos que comprovem a situação.

Extratos bancários precisam ser retirados no banco físico ou são aceitos outros tipos?
Desde que  conste todos os dados da conta bancária, bem como a identificação do titular da conta, poderá ser enviado tanto físico quanto retirados via outros meios. Atente-se para a existência de informações do mês em cada extrato e se todas as movimentações daquele mês estão ali presentes. 

Printscreen (captura  de tela) do extrato via celular/computador/aplicativo do banco costumam não possuir algumas dessas informações, atente-se, principalmente, quanto a bancos digitais (solicite extratos completos via chat/email de cada instituição).

Preencho os dados, mas ao salvar ele retorna para página inicial informando que preciso preencher os dados da aba família.
Você precisa preencher todos os campos. Verifique cuidadosamente se há campos ainda não preenchidos.

Estou tendo aulas no formato EARTE, posso me cadastrar?
Sim, você está tendo aulas no formato EARTE, não EAD, e é aluna/o da graduação presencial. Assim, você pode solicitar o auxílio.

Meu cadastro foi desligado em 2021/1. Agora como proceder?
Infelizmente você precisará aguardar novo edital, pois estudantes desligados não podem ser religados no semestre em que são desligados.

Já sou cadastrada/o, preciso fazer o recadastro?
Não, se já é cadastrada/o e recebe o auxílio não precisa fazer nada no que se refere aos editais atuais, eles são para estudantes não cadastrados ou cadastrados em lista de espera.

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