2A Mostra CineMarias no Cine Metrópolis (31/08 a 02/09)

Olá, boa tarde! Tudo bem?

Já tá sabendo da 2A Mostra CineMarias

Com o apoio da Ufes, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, estaremos realizando a 2A Mostra CineMarias - Corpos (in)Visíveis no Cine Metrópolis. Serão três dias de uma programação extensa e totalmente gratuita que inclui mostras de cinema nacional e capixaba, workshops, masterclasses de criação, shows musicais, palestra e formação com a ONU mulheres e duas ações muito importantes com o ônibus do juizado itinerante da Lei Maria da Penha e ação de retificação do nome social.

Desde a primeira edição, no ano passado, a Ufes segue potencializando essa importante iniciativa que tem como objetivo ocupar um importante espaço de discussão sobre o protagonismo feminino nas telas. O tema central deste ano, "Corpos (in)Visíveis", aborda o corpo como um território de significados e histórias, especialmente os corpos das identidades femininas pretas, pardas e indígenas e suas múltiplas interseccionalidades, que foram invisibilizados ao longo dos anos.

Corpos(in)Visíveis: DECOLONIALIDADE é luta. É uma forma de resistência contra as colonialidades impostas aos "corpos subalternos" e contra o padrão de poder eurocêntrico e capitalista. Decolonialidade é combater a lógica de apenas um único mundo possível. É a luta pelo direito à diferença e uma abertura para a pluralidade de corpos, vozes e caminhos. RESITIR E RECUSAR, SEMPRE! Até que os resquícios da estrutura de poder colonial que perduram até os dias de hoje, acabem permanentemente.

A Mostra exibirá 6 sessões de cinema, incluindo a Sessão CineMarias, com os 4 curtas produzidos no Lab Audiovisual 2023, a etapa formativa do projeto. Também  teremos na programação o filme "A Flor do Buriti", da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, premiado no festival de Cannes, e shows nacionais de Lia de Itamaracá, a grande homenageada da edição, da rapper indígena Katú Mirim, além da rapper capixaba Afronta.

Estou passando para compartilhar nosso material de divulgação e pedir o apoio na veiculação pelos canais online da Ufes como e-mails internos e circulares (se possível) de modo a alcançar os estudantes, uma vez que o evento está sendo apoiado pela Universidade e será uma importante ação cultural e social. O CineMarias é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação completa: Programação completa resumida (Instagram) // Programação completa detalhada (site)

Inscrições gratuitas para Painéis, Workshops, Masterclasses e Formações: Inscreva-se gratuitamente aqui!

Nos vemos no Cine Metrópolis!

Com afeto,

Equipe CineMarias.