Evento "DIA DA ÁFRICA"

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI), a Liga dos Universitários Africanos (LUA), o Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) e a Secretaria de Relações Internacionais (SRI), irão realizar evento em homenagem ao Dia da África, com o tema:  “A Multiplicidade Cultural e Linguística de África:  Desafios e Perspectivas”.

A finalidade do evento é prestigiar os alunos africanos provenientes do convênio PEC-G, que consiste na oferta de vagas de graduação para países em desenvolvimento. As(os) estudantes do PEC-G são provenientes da Ásia, América Latina e Caribe e conta com a maior parte dos participantes vindos do continente africano, além de apresentar e discutir os grandes desafios para o combate às desigualdades raciais dentro e fora do ambiente acadêmico.

O Dia da África é comemorado mundialmente no dia 25 de maio. A data representa a libertação das nações africanas frente à colonização, assim como a união entre os diferentes povos africanos (e povos filhos da diáspora africana) na luta pelos pilares pautados pela União Africana (UA) e tem  o objetivo de fortalecer a integração, intensificar os laços de solidariedade e defender a soberania dos estados africanos frente ao colonialismo e neocolonialismo.

Mediante o exposto e a importância da temática, gostaríamos de convidá-los a participarem deste encontro que realizar-se-á no dia 25 de maio de 2023 a partir das 08:00 horas no Auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) - IC 2

A programação completa, assim como a realização das inscrições, podem ser acessadas clicando Aqui.

Programação do Dia da África

8h - Mesa de abertura

8h30 - Apresentação cultural: desfile de roupas africanas

8h40 - Conferências:
- A multiplicidade cultural e linguística do continente africano
- A importância do Dia da África para o Brasil

10h - Mesa-redonda: A África na Ufes

14h - Apresentação: Dia 25 da África, o continente, berço da humanidade

15h30 - Atividade cultural: dança africana

15h45 - Mesa-redonda: As experiências culturais e acadêmicas de estudantes africanos da Ufes

17h às 19h - Atividades culturais