Novas vagas para o Programa Bolsa Permanência

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes) informa à comunidade universitária que a Ufes foi contemplada com a oferta de 10 (dez) vagas para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC), dirigido a estudantes indígenas e quilombolas, conforme Ofício Nº 511/2023/CGRED/DIPPES/SESU/SESu-MEC.

Atualmente existem quinze pessoas cadastradas, com documentação completa e atendendo aos critérios para recebimento da bolsa. Considerando que o número de vagas ofertadas foi inferior ao de aptos, a Comissão Interdisciplinar do PBP na Ufes optou por sortear as vagas entre os candidatos aprovados na análise documental.

O sorteio será realizado no dia 15 de dezembro de 2023, às 13 horas, na sala de reuniões da Propaes, com transmissão on-line ao vivo pelo link https://meet.google.com/jrv-yizb-ovj.

Auxílio

O PBP foi instituído pelo MEC através da Portaria nº 389 de 9 de maio de 2013. Ele consiste em um auxílio financeiro que tem entre suas finalidades minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação de estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos presenciais de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior.